domingo, 17 de novembro de 2013

Fantoches na Educação


Acreditamos que os fantoches trazem infinitas possibilidades de aprendizagens, para “crianças” de todas as idades. Agora, no entanto, interessa-nos aprofundar um pouco mais sobre as possibilidades de exploração deste rico recurso junto às crianças da Educação. Para isso vamos, primeiramente, elencar alguns objetivos da Educação Infantil que podem ser alcançados com a ajuda do Teatro de Bonecos, nos diversos eixos de desenvolvimento sugeridos pelo Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), relacionando-os às atividades que podem ser desenvolvidas com as crianças a fim de alcançá-los. Em seguida, vamos sugerir uma metodologia para a construção de fantoches junto com as crianças, usando sucata como material e técnicas muito simples para a confecção.
Resumidamente, podemos dizer que o RCNEI sugere que a organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil deverá desenvolver-se sobre dois eixos: a Formação Pessoal e Social e o Conhecimento de Mundo (o qual inclui o Movimento, a Música, as Artes Visuais, a Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade e a Matemática).
A Formação Pessoal e Social representa o papel fundamental da Educação Infantil, de auxiliar as crianças pequenas a construírem uma auto-imagem positiva. Afinal, ao proporcionar às crianças um ambiente em que possam se expressar, conhecer melhor as próprias necessidades e aprender a conviver com diferentes pessoas, o educador as estará ajudando a formarem a sua identidade e adquirirem autonomia.

Já o Conhecimento de Mundo representa o papel social da escola de democratizar o acesso aos saberes. Na Educação Infantil, isto significa proporcionar às crianças o acesso aos diversos tipos de linguagens construídos, ao longo da história, pela humanidade: a corporal, a visual, a escrita, a matemática, a musical, etc. Por tanto, o professor de Educação Infantil não se limita a fornecer informações, mas procura meios através dos quais as crianças possam vivenciar experiências concretas e refletir sobre elas, de acordo com as suas capacidades e conhecimentos, apropriando-se de novas linguagens, informações e habilidades.
Vale ressaltar que a Formação Pessoal e Social e o Conhecimento de Mundo estão profundamente interrelacionados pois, à medida que a criança se desenvolve, ela aprende a relacionar-se melhor com o mundo, e assim pode adquirir novas informações, que geram o desenvolvimento de novas habilidades, e assim por diante. A Formação Pessoal e Social e o Conhecimento de Mundo não são coisas diferentes, não vêm uma antes da outra; são, na verdade, dois lados de uma mesma moeda: o desenvolvimento pleno do ser humano.
Aqui nos cabe fazer a pergunta: Como o Teatro de Bonecos pode nos ajudar a alcançar todos esses objetivos junto às crianças? Vamos refletir um pouco sobre o que ele pode representar para cada eixo de desenvolvimento proposto.

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