segunda-feira, 25 de novembro de 2013
quinta-feira, 21 de novembro de 2013
Proteja seu filho e seu aluno
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi20O26g46P2JNOyA_IbqNlcghPpMWHiG8e5ybamuAB7pc6EsT-B3G6YuPdKnXLpz6E5uAFJKvkRny_y7dL8u2XDCwYlT-X_9-otC36LiuWFV11641vFFIwFT8vi1zGaNg559G_9ukD1r0/s320/bully7.jpg)
Como identificar se o seu filho está sofrendo bullying
Fique atenta a mudança de humor repentina, a queda de rendimento escolar, a isolamento dentro de casa. Verifique se ele está evitando falar da escola, clube, ou amigos. Observe se o seu filho chega machucado, ou com hematomas frequentemente.Use o horário do jantar para conversar sobre a escola, clube, etc, e pergunte a respeito de como foi o dia dele. Cuidado com o tom de voz que você usará, pois o seu filho estará atento a isso e pode sentir-se intimidado por você.
Faça perguntas do tipo:
1) Quais os amigos que fazem o lanche com ele no recreio?
2) Com quem ele fica durante as brincadeiras?
3) Se ele sabe o que é intimidação? (explique o que é)
4) Se alguém na sala dele sofre com intimidação e por parte de quem?
5) Se ele já foi vítima de intimidação por parte dos colegas?
6) A professora já viu isso acontecer ou ela sabe que isso acontece?
7) O que ele faz quando isso acontece com ele? E com os outros?
Como orientar os filhos a respeito do bullying
Ao tomar conhecimento que o seu filho está sofrendo intimidações, leve a sério e inicie um plano para orientá-lo a lidar com isso. Afinal enquanto mãe/pai é sua responsabilidade ensinar o seu filho como proceder. Aqui vão algumas dicas:
1. Parta para ação, não fique parada nem esperando a situação agravar-se
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjR2ZYs6odxg7TWkPhEBqx6qfLX_co2KEmRDKTkN_Oe0NI4hAmM8Mv5jus8DtM_OXdw847nI5XNLD2AZc79zl-jFPwfvTwSK7iKAmWnCkqhSaThVDD3-6l0l6J7umBNONXa43BlluPHxoM/s200/bullying-a.jpg)
3. Dê ao seu filho as pistas de como identificar o que é intimidação verbal, e física, assim ele saberá identificar quem não deve ser escolhido para amigo
4. Crie um ambiente que ajude seu filho a construir amizades. Os `valentões`geralmente focam naquelas crianças mais arredias, tímidas e sem amigos. Assim, você estará protegendo seu filho se ajudá-lo a ter bons amigos.
5. Pratique com o seu filho, como ele deve lidar com algumas situações de intimidação, caso elas ocorram. Lembre-se de praticar para que seu filho veja o jeito certo e errado de lidar com uma situação difícil.
6. Oriente seu filho a sempre buscar a ajuda de um adulto nestas situações. Deixe a Professora informada do que está ocorrendo para que ela possa lidar adequadamente com a situação.
7. Ajude seu filho a construir e elevar a auto estima, pois crianças com auto estima dificilmente deixam-se impressionar por intimidações. Por isso tenha sempre palavras positivas para o seu filho, motive-o, celebre os sucessos dele, esteja sempre pronta a apoiá-lo, alegre-se com os talentos e habilidades dele. Faça-o sentir-se seguro e acolhido.
Lembre-se, o bullying ocorre porque os `valentões` sabem detectar os pontos fracos dos outros. Eles observam as crianças que apresentam dificuldade de se relacionar, de fazer amizades, descobrem aquelas que mostram-se inseguras e que querem agradar a todo custo.Por isso não deixe o caminho aberto para os `valentões`humilharem o seu filho, feche essas brechas alimentando a auto estima do seu filho, só assim ele ficará imune a esse tipo de agressão.
terça-feira, 19 de novembro de 2013
A importância do pai na formação da personalidade da criança
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhWoMSJSH289lIYM-dmDxf7Y8qTlTRn4MBOb9l6vl9kswtjmtmXcIpvioBSeBL50_HPcrxGmp_oaIr0sKLH3tbifGrCE13GhvjpiihlXhrkwXwYCIFsFhy3bvYf6h2xVky16bt026uTVUE/s320/135db3145df596f125f6dde.gif)
"Matheus, um aluno autista, na escola"
Conheça a história de Matheus Santana da Silva, 14 anos, autista. Ele estuda em uma turma regular de escola pública em São Paulo desde a 1a série
domingo, 17 de novembro de 2013
Como educar meu filho?
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhNpOUYI3-duAboqaS13ABdURgx6jwvA-5ECS605bxpA4FadyF5GstsJ7l_t8tYNHmBA45Unq3ItjcEG1rCg1WSliIVBu28j-bsgRSw7zo62WzwD0JpJwtZoCkhZR-oxYrlNOx8Qt8Z0ek/s200/quem_ama_educa1.jpg)
Este livro é sobre como educar os filhos ao criá-los. Sobre como possibilitar, desde o nascimento, que eles sejam pessoas responsáveis por sua felicidade e conscientes de sua responsabilidade social. Sobre como dar-lhes autonomia de modo que tenham condições mínimas de viver sozinhos, sem se desmanchar cada vez que precisam sair do mundo criado pelos pais.
Este livro tem o objetivo de devolver para a família a responsabilidade de educar os filhos, hoje atribuída à escola, dada a nova dinâmica familiar e profissional da sociedade ocidental. O autor se propõe a ajudar os pais nessa empreitada reforçando a importância de valores e atitudes como limites e diálogo.
Fantoches na Educação
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi0L667WUJxktbRvra-mpMXzSfG9xtPxXqoZi7TZ0uFCrNNoqL_liFeqYNiDPPRPBEMMYaKRGvUj4DPBnG5GCXSTpaLq2cNi0poizHTsTZ9AVCP1Psud7ZIs38C6smIK86RQ-mPUhgGlCc/s320/94800_Papel-de-Parede-Fantoche_1152x864.jpg)
Acreditamos que os fantoches trazem infinitas possibilidades de aprendizagens, para “crianças” de todas as idades. Agora, no entanto, interessa-nos aprofundar um pouco mais sobre as possibilidades de exploração deste rico recurso junto às crianças da Educação. Para isso vamos, primeiramente, elencar alguns objetivos da Educação Infantil que podem ser alcançados com a ajuda do Teatro de Bonecos, nos diversos eixos de desenvolvimento sugeridos pelo Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), relacionando-os às atividades que podem ser desenvolvidas com as crianças a fim de alcançá-los. Em seguida, vamos sugerir uma metodologia para a construção de fantoches junto com as crianças, usando sucata como material e técnicas muito simples para a confecção.
Resumidamente, podemos dizer que o RCNEI sugere que a organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil deverá desenvolver-se sobre dois eixos: a Formação Pessoal e Social e o Conhecimento de Mundo (o qual inclui o Movimento, a Música, as Artes Visuais, a Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade e a Matemática).
A Formação Pessoal e Social representa o papel fundamental da Educação Infantil, de auxiliar as crianças pequenas a construírem uma auto-imagem positiva. Afinal, ao proporcionar às crianças um ambiente em que possam se expressar, conhecer melhor as próprias necessidades e aprender a conviver com diferentes pessoas, o educador as estará ajudando a formarem a sua identidade e adquirirem autonomia.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhVj205SSyf-_A6CXaWspNXOclxb4jY7ieap3WNitHV0za1EMBCtCcJ8JWosyZdiiKrrMfQzzzXheb0EpolqhNxf6HGJDJUr1eeFwCY7m9pr6vszovZ_JURPI7XGvn4odSF3A8T0fRXhUY/s320/2824_casa_de_fantoches.jpg)
Já o Conhecimento de Mundo representa o papel social da escola de democratizar o acesso aos saberes. Na Educação Infantil, isto significa proporcionar às crianças o acesso aos diversos tipos de linguagens construídos, ao longo da história, pela humanidade: a corporal, a visual, a escrita, a matemática, a musical, etc. Por tanto, o professor de Educação Infantil não se limita a fornecer informações, mas procura meios através dos quais as crianças possam vivenciar experiências concretas e refletir sobre elas, de acordo com as suas capacidades e conhecimentos, apropriando-se de novas linguagens, informações e habilidades.
Vale ressaltar que a Formação Pessoal e Social e o Conhecimento de Mundo estão profundamente interrelacionados pois, à medida que a criança se desenvolve, ela aprende a relacionar-se melhor com o mundo, e assim pode adquirir novas informações, que geram o desenvolvimento de novas habilidades, e assim por diante. A Formação Pessoal e Social e o Conhecimento de Mundo não são coisas diferentes, não vêm uma antes da outra; são, na verdade, dois lados de uma mesma moeda: o desenvolvimento pleno do ser humano.
Aqui nos cabe fazer a pergunta: Como o Teatro de Bonecos pode nos ajudar a alcançar todos esses objetivos junto às crianças? Vamos refletir um pouco sobre o que ele pode representar para cada eixo de desenvolvimento proposto.
sábado, 16 de novembro de 2013
segunda-feira, 11 de novembro de 2013
Desenvolvimento Moral Piaget
Desenvolvimento Moral Piaget - Para Piaget o Desenvolvimento Moral é dividido em 3 fases (anomia, heterônomo, autônoma). Essas fases se sucedem sem constituir estágios propriamente ditos. Vamos encontrar adultos em plena fase de anomia e muitos ainda na fase de heteronomia. Poucos conseguem pensar e agir pela sua própria cabeça, seguindo sua consciência interior.
ANOMIA | HETERONOMIA | AUTONOMIA |
A: negação NOMIA: regra, lei | A lei, a regra vem do exterior, do outro | Capacidade de governar a si mesmo |
Desenvolvimento Moral - Anomia
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjIFf0SrR-kEQV5lmzsy1m7zdOSMslzh6anZxNAicY4PeZmwfHt93mQuxRzmr2wUKutb4o1kMGc2z0oWc4wltcqA64FMvuacpad9NkmwtYSGzslAkhGFGYH5x_NONW2wtgBzGmO9AHokYU/s320/5+regra.png)
Desenvolvimento Moral - Heteronomia
Há apenas o respeito à autoridade. Não há consciência, nem reflexão, apenas obediência.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhHZ-Ow8ptZIW5GCp6OOygHFQNGXBDSt1STD7mQDLOF9gcctQ8zVuQwCSp8OYHtkuDNLaBZdqpb3Canqr3iuoZN20LBvlY_YNq1pnc-L5gyQXj0jE30uyJ8v6IeeB7dCzVMzXj0tZXEfME/s320/medo-ou-respeito-57198-1.jpg)
A responsabilidade pelos atos é avaliada de acordo com as conseqüências objetivas das ações e não pelas intenções. O indivíduo obedece as normas por medo da punição. Na ausência da autoridade ocorre a desordem, a indisciplina.
Desenvolvimento Moral - Autonomia
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhRxwMifxuJH6JWMdPCBKYiOC6xppy9B3UzPpLadzVVeExT-OCTzWhLBea6EBLZGhJWE3PeY2H8yE3krQexmTewNi3x0H1aPutIC6B1OaI4vrTPKkpuVHdYT7UZZ0KSev_911zdoNwbpbw/s320/organizar.jpg)
O respeito a regras é gerado por meio de acordos mútuos. É a última fase do desenvolvimento da moral.
ANOMIA | HETERONOMIA | AUTONOMIA |
Bagunça Devassidão Libertinagem Dissolução | Medo Autoritarismo Imposição Castigo Prêmio Respeito unilateral Autocracia Tirania | Cooperação Amor Respeito mútuo Afetividade Livre-arbítrio Democracia Reciprocidade Lei Causa e Efeito |
domingo, 10 de novembro de 2013
Frase do Dia
Sendo branco,negro ou pobre,que todo mundo possa entender
criança é vida,é alegria,não merece sofrer
e a criança quando canta ela é feliz,amor e respeito é tudo que ela sempre quis
e a criança quando louva é muito mais feliz
palavras de "não!!!" são espinhos,criança precisa de carinho
e é maravilhoso ver o sorriso,de um pequenino do Senhor!
Jogos Educacionais na Educação
Os jogos educativos são cada vez mais adotados por professores para tornar as aulas mais interessantes e divertidas. De acordo com Juliana Batista Miranda, coordenadora pedagógica do Vivendo e Aprendendo (VA) do Le Petit Galois, além de ajudar na aprendizagem, motivando os alunos e ajudando no processo de memorização, os games incentivam a criação e fomenta o lúdico. “Os jogos ajudam a criança no seu desenvolvimento físico, afetivo, intelectual e social, pois, por meio das atividades lúdicas, a criança forma conceitos, reforça habilidades, estabelece relações lógicas, além de desenvolver a expressão oral e corporal”, destaca a professora. “Adotamos o VA no Le Petit porque é uma forma da criança aprender vivenciando as experiências de fato.
Você, Educador, Pai, Mãe , Tia, Avô ....
Quer envolver sua criança no mundo tecnológico, envolva com atenção.
Siga link de um site muito bom para você envolver e ensinar sua criança
Jogos Educacionais
Você, Educador, Pai, Mãe , Tia, Avô ....
Quer envolver sua criança no mundo tecnológico, envolva com atenção.
Siga link de um site muito bom para você envolver e ensinar sua criança
Jogos Educacionais
Como ensinar a seu filho que ler é um prazer.
Pesquisas do mundo todo mostram que a criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, principalmente se for com o acompanhamento dos pais, é beneficiada em diversos sentidos: ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral. "Por meio da leitura, a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimentos e valores", diz Márcia Tim, professora de literatura do Colégio Augusto Laranja, de São Paulo (SP).
![]() | Especial Importância da Leitura Ler é um hábito poderoso que nos faz conhecer mundos e ideias. Descubra a importância da leitura para todas as idades! |
A leitura frequente ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita. A proximidade com o mundo da escrita, por sua vez, facilita a alfabetização e ajuda em todas as disciplinas, já que o principal suporte para o aprendizado na escola é o livro didático. Ler também é importante porque ajuda a fixar a grafia correta das palavras.
Quem é acostumado à leitura desde bebezinho se torna muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida. Isso quer dizer que o contato com os livros pode mudar o futuro dos seus filhos. Parece exagero? Nos Estados Unidos, por exemplo, a Fundação Nacional de Leitura Infantil (National Children's Reading Foundation) garante que, para a criança de 0 a 5 anos, cada ano ouvindo historinhas e folheando livros equivale a 50 mil dólares a mais na sua futura renda.
Quem é acostumado à leitura desde bebezinho se torna muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida. Isso quer dizer que o contato com os livros pode mudar o futuro dos seus filhos. Parece exagero? Nos Estados Unidos, por exemplo, a Fundação Nacional de Leitura Infantil (National Children's Reading Foundation) garante que, para a criança de 0 a 5 anos, cada ano ouvindo historinhas e folheando livros equivale a 50 mil dólares a mais na sua futura renda.
terça-feira, 5 de novembro de 2013
Entenda a mente da criança
Livro de JANUSK KORCZAK, que
viveu no gueto de Varsóvia, onde ficou confinado com 200 crianças, pelo fato de
ser judeu. Esse livro é um relato de um educador que na idade adulta volta a
ser criança. As experiências vivenciadas por ele, passa ser como criança junto
a sua família e convivência escolar.
O seu objetivo com suas palavras
envolventes são nos levar a entender, ou pelo menos, procurar entender a cabeça
de uma criança. No relato, fica claro que as atitudes dos adultos são de grande
importância na vida de uma criança.
Assinar:
Postagens (Atom)