quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Porque escolhi pedagogia?

Me movo como educador, porque,
primeiro, me movo como gente.

Me lembro do meu primeiro dia de aula na faculdade, era uma coisa tão nova, me chamava atenção a pergunta que todo professor fazia ao entrar na sala de aula. Porque você escolheu essa profissão? E a resposta mais dita era: Por que gosto de crianças. Depois de um tempo,algumas experiências obtidas em sala de aula percebemos que ' pedagogia é mais que gostar de criança'. Ainda lembro-me da minha resposta " era um curso que eu me identificava  porque era uma área carente".Pura mentira naquele ano, naquela primeira semana eu tinha escolhido pedagogia por um acaso, era como se fosse a ultima opção.
 Eu não tinha a menor ideia do que estudar, na verdade , nem tinha planos de estudar,mais pensei o curso é só três anos, é fácil, acabo em pouco tempo e tenho um curso superior.
E hoje cursando o 3° semestre vejo que aquela aluna da primeira semana de aula, já não existe, hoje sei porque escolhi a pedagogia. Escolhi a pedagogia porque ser pedagogo é muito alem de ser uma professora ou uma tia, quero ajudar as crianças de algum modo, mudar a historia da educação que temos em nosso país,se eu não decidi mudar ninguém vai mudar. Eu gosto de criança, mais gosto mais de ver o desenvolvimento dela, de ver a forma que se bem ensinado a criança aprende. Quero educar meus alunos, não para ser mais um na sociedade, quero ver alunos críticos  criativos, com princípios e valores. A pedagogia apareceu em minha vida como uma ultima opção, mas não vai continuar como  opção e sim com uma determinação.Um excelente educador não é um ser humano perfeito, mas alguém que tem a serenidade para se esvaziar e sensibilidade para aprender.


9 comentários: